Introdução à Norma Passive House – Ponta Delgada

O Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), em Ponta Delgada, acolheu na passada tarde do dia 2 de março de 2017, o seminário Introdução à Norma Passive House, organizado pela Associação Passivhaus Portugal.

O evento foi conduzido pelo Eng. João Marcelino, membro fundador da Associação Passivhaus Portugal, que expôs os principais conceitos da norma e partilhou algumas experiências adquiridas com os projetos já construídos em Portugal.

Houve também lugar às apresentações das empresas Schluter e Danosa, parceiras da associação, que disponibilizam soluções construtivas adequadas à norma Passive House.

A NZEB, como empresa associada da Associação Passivhaus Portugal, teve a oportunidade de participar na sessão de abertura, através do seu CEO, o Eng. Rafael Raposo, onde reiterou a importância de disponibilizar o serviço de concepção de edifícios Passive House como complemento às certificações para a construção sustentável LiderA e LEED.

No final do seminário ficou demonstrada a aceitabilidade do conceito Passive House no nosso país, tanto pelo número de projetos desenvolvidos como pelas soluções construtivas disponíveis no mercado.

Ficou no ar o desafio lançado pelo Eng. João Marcelino, de também os Açores desenvolverem o seu primeiro projeto Passive House, que poderá ser um alojamento local.